sábado, 6 de agosto de 2011

Visa (Visto)

Existe uma coisa super legal chamada Visto que você tem que ter antes de ir passar um ano como estudante na França. É tão legal que você passa um tempão tentando arrumar todos os documentos, que aparentam nunca acabar, e depois ainda tem que viajar para Brasília porque a embaixada da França de Recife não emite visto...To afim de contar como foi a minha experiência em Brasília pra vocês, mas comecemos do começo, né!!

Uns 40 dias antes do dia previsto para a ida á França liguei para marcar a entrevista na embaixada de Brasília. Uma senhora atendeu ao telefone e me informou que o único dia disponível seria o dia 22 de Agosto e levaria uns 15 dias para que o meu passaporte com o visto chegasse em Recife depois dessa entrevista. Detalhe: meu voo é dia 22 de Agosto. Passei o dia inteiro mandando e-mails e telefonando até que consegui mudar a entrevista para o dia 04 de Agosto.

Finalmente, fui para Brasília no dia 03 de Agosto á noite com o meu pai e no dia seguinte estávamos na porta da embaixada ás 8:00 da manhã. Minha entrevista era só ás 8:30 e quando fomos tentar entrar na embaixada o segurança disse que a gente só podia entrar ás 8:30 quando a embaixada fosse aberta. Passamos uns 5 minutos esperando do lado de fora e então chegou um homem e perguntou se estávamos lá pelo visto e ele fez com que o segurança deixasse a gente entrar porque estava muito frio lá fora. Esperamos mais um pouco lá dentro e então o homem me chamou. Entreguei meus documentos e enquanto ele checava se estava tudo certinho ele conversou comigo sobre a França, a cidade onde vou morar (Montbrison) entre outras coisas. Foi super rápido e ocorreu tudo bem.

Meu voo de volta pra Recife era só ás 3:00 da tarde, então eu e meu pai fomos fazer um tour por Brasília para matar o tempo. Fomos ao museu de Juscelino Kubitschek, á catedral, enfim, fomos á todos os locais turísticos mais visitados. Quando chegamos ao Palácio da Alvorada fui tirar uma foto com o meu iTouch e, não sei como, deixei ele cair sem querer no "riozinho" que separa o Palácio do resto. Fiquei suuper desesperada e felizmente um cara que estava do meu lado se abaixou e enfiou a mão lá para pegar o meu iPod. Passei um tempão secando ele no ar condicionado quente do carro. Ainda bem que isso foi o suficiente para salvar o meu iTouch...ainda não consigo acreditar que ele está funcionando normalmente!! Isso é um alívio, porque eu não sei o que faria sem o meu iTouch!

Então é isso gente! Próximo post vou falar um pouco sobre Montbrison e talz...

Bisous ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário